03 março 2008


Fui convidado para participar como jurado num “Festival de Choro” que foi realizado no Auditório Araújo Viana. Não havia privado tão intimamente com o ritmo do choro. Foi um espetáculo bonito, com a presença de muitos “Chorões” de Porto Alegre. Dias depois, ainda sob as lembranças boas daquele festival, lá estava eu compondo um choro, coisa que nunca me havia passado pela cabeça, ao qual dei o nome de “Recordando”. Mais adiante, num outro Festival, inscrevi o “meu” choro, que seria apresentado com meu filho (Luiz Mauro Filho) no teclado, com o Henry Lentino ao bandolim e comigo ao violão. Por parte da direção do festival, uma determinação de última hora impediu que meu filho (por ser também concorrente) e o Henry (também concorrente) pudessem participar da minha música, conforme havíamos ensaiado. Fazer o que, né ?! – Subi ao palco, sentei num banquinho e cantarolei a melodia (já que não tinha letra), me acompanhando ao violão. Foi uma experiência nova e gostei bastante de saber que não faltou muito, por parte dos jurados, para uma classificação. – Algum tempo depois, graças a lembrança do meu amigo “Chorão” Luis Machado junto aos coordenadores, meu choro foi incluído entre as músicas do CD “A Música de Porto Alegre – Choro” feito pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Aí está então o “Recordando” (ouvir) gravado no estúdio da EGER. Participantes: Luiz Mauro (violão), Luiz Mauro Filho (teclado), Henry Lentino (bandolim), Daniel Azevedo (baixo), Gilberto Benatti (pandeiro), Norberto Bozetti (acordeon).

02 março 2008


Um dia fui convidado para ir até a ISAEC (Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura) para colocar a voz numa trilha já pronta da música “Felicidade”, (ouvir) do Lupicínio Rodrigues. Era uma das faixas do álbum “Música Popular do Rio Grande do Sul”, um Trabalho idealizado e orientado pelo “Renatinho” (Renato Maciel de Sá Junior), grande e saudoso amigo. Bem, a tonalidade que a trilha havia sido gravada não era exatamente a mesma minha, mas com jeitinho, a gravação foi feita. Concluído este trabalho, me mostraram outras trilhas que ainda estavam sem voz. Quando rodaram o “Cordas de Espinho”, (ouvir) do Luiz Coronel em parceria com o Marco Aurélio Vasconcellos, comecei a cantarolar e fui até o final. A tonalidade da trilha tinha tudo a ver com a minha. Não sei exatamente quem iria gravar mas acabaram gravando com a minha voz. Ouvindo as duas (Felicidade e Cordas de Espinho) pode ser notado que na “Felicidade”, minha voz ficou um pouco esganiçada. - Ah, ia esquecendo: - nos juntamos (o Jerônimo Jardim, o Sepé, o Raul Elwanger e eu) e gravamos também “Os Homens de Preto/Prenda Minha/Roda Carreta e Piazito Carreteiro”. Apesar de alguns contratempos ... a gravação teve um final feliz e me sinto muito orgulhoso de ter participado deste trabalho.

Quem me dera .............. (ouvir)
-----------------
Quem me dera que o amanhecer
te trouxesse sorrindo
Quantas flores iriam nascer
perfumando a manhã
Quem me dera que a Primavera
chegasse mais cedo
Esse medo de viver sozinho
ia se acabar
Quem me dera que o sonho tão lindo
que eu tive esta noite
se fizesse real, como o sol
que começa a nascer
Quantas coisas ficaram perdidas no tempo,
esperando ...
o momento feliz de acordar
e ao meu lado te ver
Quem me dera voltar a viver
Quem me dera deixar de sofrer
Mas é dia ... outra noite passou
e você não voltou.
*********************

Conheci a Naura Elisa num dos encontros musicais que aconteciam na Ordem dos Músicos, na rua Vasco Alves, aos sábados a tarde. Além do Norberto Santos, sempre apareciam por lá o Emílio Damasceno (harmônica), o João Francisco Neto (baixo), a saudosa Janet Cirne, de quem sempre lembramos com muita saudade, o Manoel Perez, outro guitarrista de primeira grandeza ... e outros. Naura, que estava se preparando para gravar um CD, pediu pra gravar uma das minhas músicas. Marcamos um encontro e ela foi até minha casa num domingo de manhã. Entre outras, cantei esta música “Quem me dera”. Ao final, visivelmente emocionada, ela desatou a chorar dizendo “Luiz Mauro ... esta música conta a minha história, é a minha vida”. Bem, o resultado pode ser ouvido através do link. Espero que gostem.